Sinais que o corpo dá quando precisa de água

Sinais que o corpo dá quando precisa de água

Muitas pessoas andam preocupadas com o seu dia-a-dia, trabalho, como ser saudável, etc. Mas, muitas delas, esquecem de dar ouvido ao seu corpo. As pessoas olham para água como se ela servisse, apenas, para “matar” a sede. A água serve mais do que isso. Mas, a parte boa, é que o nosso corpo dá sinais quando precisamos de mais água. Mas, infelizmente, muitas pessoas andam ocupadas que nem percebem. Beber água regularmente pode resolver vários problemas de saúde que possamos ter sem recorrer aos químicos dos medicamentos. Veja  os sinais que o corpo dá quando precisa de água.

Primeiro de tudo, a água compõe cerca de dois terços do nosso peso corporal. Uma pessoa não pode sobreviver sem água por mais de alguns dias. Todas as células, órgãos e tecidos no corpo dependem de água. Ela tem um papel muito importante, como por exemplo:

  • Ajuda a manter o equilíbrio de fluidos do corpo.
  • Regula a temperatura do corpo.
  • Lubrifica as articulações e os olhos.
  • Ajuda a remover as toxinas.
  • Ajuda a digestão.
  • Ajuda a ingestão de controlo de calorias.
  • Ajuda a manter sua pele jovem.

Como podem vê, sem água, o nosso corpo não irá funcionar bem. Por isso, é importante mantê-lo hidratado. Para isso devemos beber muito líquidos, de preferência Água de boa qualidade e comer alimentos que contem muita água.

Sinais que o corpo dá quando precisa de água

Dores de cabeça e tontura

Dores de cabeça e tonturas, também, são alguns dos sinais que o corpo dá. A queda do nível de hidratação do corpo leva a uma diminuição do líquido que envolve o cérebro e a protege de pancadas suaves e movimento. Além disso, a desidratação reduz o fluxo de oxigénio e de sangue para o cérebro.

Por isso quando tiver uma dor de cabeça, em vez de tomar um comprimido, bebam um ou dois copos de água. Se a dor de cabeça for devido à desidratação, vai passar.

Falta de concentração

A falta de água no cérebro pode afetar a nossa tomada de decisão, memória e humor. A desidratação pode até causar sintomas de confusão mental, tais como esquecimento e dificuldade em se concentrar, pensar e comunicar. Pode ser que esse constante esquecimento pode ser devido a falta de água no corpo. Faça um teste!

Mau hálito

Mau hálito, também, pode ser um dos Sinais que o corpo dá. Devido à falta de água, o nosso corpo produz menos saliva, que contém propriedades antibacterianas. Isto leva a um crescimento excessivo de bactérias na boca, causando o mau hálito. Algumas pessoas podem ter uma outra causa para mau hálito que depois será falado aqui. Mas em geral, a falta de higiene e a desidratação pode ser o motivo maior.

Boca e Lábios secos

Outros sinais que o corpo dá quando precisa de água são boca e lábios secos. Água trabalha como um lubrificante, o que mantém as membranas mucosas húmidas na garganta, impedindo assim a boca seca. Em conjunto com a boca seca, podemos apresentar lábios secos e rachados. Por isso, devemos hidratar a pele com um bom hidratante e, principalmente, hidratar a pele de dentro para fora  bebendo muita água.

Pele seca

Outro sinal de que nosso corpo não tem água é a pele seca. A pele é o maior órgão do corpo, e que exige uma boa quantidade de água para permanecer em bom estado.

A água ajuda a eliminar as toxinas do corpo, a desidratação aumenta o risco de acne, eczema e psoríase.

Cabelos secos

Cabelos ressecado? Quebradiço, sem vida? Sim, também é falta de água! É importante, todas as semanas, fazer máscara de hidratação. Mas, mais importante que isso é hidratar de dentro para fora com muita água.

Prisão de ventre e outros problemas digestivo

A água ajuda a lubrificar o sistema digestivo e a manter o aparelho digestivo flexível e limpo. Muitas pessoas queixar-se de prisão de ventre. Eu mesma já experimentei isso é horrível. Mas, quando comecei a beber mais água (cerca de 2,5lt por dia) este problema acabou.

Além disso, perda excessiva de líquido devido a diarreia ou vómitos também podem endurecer as fezes e levar à prisão de ventre. A falta de água no corpo pode até causar azia e indigestão.

Ataques de fome

A próxima vez que tiver ataque de fome ou desejos por comida, beba um copo de água antes de comer. Quando estamos desidratados, o nosso corpo envia sinais falsos para nosso cérebro que estamos com fome, quando na verdade estamos é com sede.

Pouca urina

Quantas vezes vão à casa de banho? A quantidade saudável para ir a casa de banho dever ser sete vezes por dia (mais ou menos). Não urinar em intervalos regulares pode ser problemático devido às toxinas que são libertadas no nosso organismo.

Além disso, devemos olhar para a cor da nossa urina para perceber se estamos hidratados. Se estiver com cor clara é porque sim. Enquanto, se estiver amarelo ou mais escuro é sinal de que seu corpo precisa de mais água.

Cansaço

Tem sentido cansada/o? Esse, também, pode ser uns dos sinais que o corpo dá quando precisa de água. A falta de água faz com que a pressão arterial baixe e o  fornecimento de oxigénio torna insuficiente por todo o corpo, incluindo no cérebro. A falta de oxigênio provoca sonolência, fadiga e uma sensação letárgica.

Dores nas articulações

A água é um componente vital para articulações ​​e cartilagem Saudáveis. Na realidade, eles contêm cerca de 80 por cento de água. Quando nosso corpo não tem água, os ossos começam a roçar uns contra os outros, causando dor nas articulações.

Quando corpo está bem hidratado, as articulações podem lidar com movimentos bruscos, como correr, saltar ou cair desajeitadamente, sem qualquer dor.

Aceleração cardíaca

Desidratação tem um impacto direto sobre a frequência cardíaca e o seu desempenho. A desidratação provoca uma diminuição do volume do plasma, tornando o sangue mais viscoso e consequentemente.  Isso afeta a circulação sanguínea e aumenta o ritmo cardíaco.

A água é o líquido mais importante para o nosso corpo. Por isso, se ainda não bebes água suficiente, aproveita agora para ouvir o que seu corpo fala acerca disso e Bora ser Saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *