Eh, quanto tempo não falas com seus amigos

Eh, quanto tempo não falas com seus amigos

Eh, quanto tempo não falas com seus amigos? Há quanto tempo não se juntam para dar uma gargalhada enquanto lembram das experiências passadas? Há quanto tempo que não fazes a mínima ideia do que eles estão a passar? Há quanto tempo que não partilhas ideias, alegria e tristezas? Este post serve para fazer uma chamada de atenção de como nos comportamos com os nossos verdadeiros amigos.

À medida que crescemos, muitas pessoas entram e saem das nossas vida e cabe a nós dar-lhes um lugar no nosso coração. Na escola primária, cada vez que chegávamos em casa, era difícil os nossos pais fazer-nos calar quando começamos a falar dos nossos amigos, de como gostamos deles, levávamos lanche a contar com eles, queremos vestir como eles, queremos ir a casa deles e se os nossos pais não deixassem consideramos aquele dia o pior da nossa vida (com apenas 5-12 anos).

Na secundária, por já temos mais autonomia, chegamos a casa tarde porque ficávamos na rua a falar com os nossos amigos, organizamos festas de pijama, íamos passar ferias na casa uma das outras e quando estávamos apaixonadas, elas eram as primeiras a saber dos pormenores.

Mas na universidade começamos a não dar muito valor as amizades que cresceram connosco mas sim as novas por vários fatores: elas foram para outra universidades, a outra roubou-nos namorado, ou houve uma zanga, etc.. Nesta altura da nossa vida o nosso coração já conhece a maldade e aquela essência da primária foi se apagando e o nosso esforço e dedicação para os nossos amigos vai se esfriando, mais ainda quando começamos a namorar e pior quando já temos filhos. Mas não é necessário ser assim.

Vejamos o que a bíblia diz acerca das amizades:

“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” (Provérbios 17:17)

“Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante.” (Provérbios 27:10)

“O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos.” (Provérbios 15:30)

“Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.” (Provérbios 18:24)

A amizade é vista por Deus como algo muito bom quando são sinceras e com bom cheiro (serve para nos dar mais força e não para nos deitar abaixo ou afastar-nos de Deus). Não interessa em que situação está a sua vida hoje, mas pense em retirar um pouco do seu tempo para seus amigos. Mostre a eles que você está presente mesmo quando moras a quilômetros de distância. Não fiques à espera que sejam eles a dar o primeiro passo, faça você mesmo um telefonema, uma sms a perguntar se estão bem, faça convite para uma saída de amigos.

As vezes estamos no Facebook e deparamos com um post de uma amiga que não falamos a muito tempo, será que não é este o momento para deixar um comentário a perguntar como vai ela? Podemos usar as redes sociais ao nosso favor nesta circunstância. Ainda há tempo para resgatar suas amizades verdadeiras! No nosso coração há espaço para tantas coisas (filmes, músicas, livros) e acham que não há espaço para nossos amigos?

Falem comigo através dos vossos comentários acerca do que vocês são capazes de fazer por seus amigos e claro: Sejam Saudáveis!

Deixe uma resposta

Close Menu